terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Programas permitem instalar games do Windows no Linux

Que tal um sistema operacional gratuito, que permite personalizações de acordo com o gosto ou necessidade do usuário, amplo suporte para hardware, baixo consumo de recursos do PC, praticamente não se preocupar até o momento com problemas com vírus, spywares etc? Tudo isso parece ser muito sedutor. Entretanto, dependendo da necessidade do usuário, a adoção do sistema operacional Linux acaba sendo uma grande frustração. E não são poucos os usuários que desistem do sistema operacional do pinguim. Uma das características mais notórias desses sistemas de código aberto são o desenvolvimento de soluções através de iniciativas das comunidades.

E, por conta dessas iniciativas, viabilizou-se a criação de versões de programas para Linux e Windows. Mas com o uso de determinados programas, também é possível instalar softwares que só contam com versões para para Windows no Linux. Essa solução também viabiliza a instalação dos principais Games.

Tudo começa com uma taça de vinho

O Wine é uma das soluções mais conhecidas entre os usuários veteranos de Linux. Ele está disponível para para as principais distribuições desse sistema operacional, além de Solaris, Mac OS X e FreeBSD. Outra vantagem é que, para instalar programas projetados para o Windows, não é preciso possuir uma licença para o sistema operacional da Microsoft. Caso o leitor seja usuário de Ubuntu, a instalação do Wine pode ser feita pela Central de Programas do Ubuntu. Para instalá-lo, basta digitar Wine no campo de busca e marcá-lo para ser instalado. Logo após, os arquivos de extensão .exe passam a ser reconhecidos pelo Wine.



Embora o Wine seja uma solução muito eficiente e difundida, a partir dele surgiram outras implementações ainda mais elaboradas, com
uma interface mais amigável e maior compatibilidade com os Games mais sofisticados. Entre essas soluções, destaca-se oPlayOnLinux, que nada mais é que um facilitador para o Wine. Ele oferece um ampla biblioteca de scripts que permitem
a fácil instalação de jogos 3D. Usando o PlayOnLinux, as possibilidades não se restringem somente à instalação de Games, mas também instalação de programas como o AutoCad, Photoshop ou o Microsoft Office. Para verificar a lista de games e programas compatíveis com o PlayOnLinux, veja a relação referente às atualizações disponíveis no site do desenvolvedor.


Em razão da maneira que o Wine e o PlayOnLinux executam os aplicativos, em alguns jogos poderá ocorrer a perda de desempenho para gráficos mais sofisticados. Vale um teste de execução, pois o desempenho poderá variar também dependendo do hardware disponível. Existem soluções comerciais que oferecem suporte mais avançado à instalação de Games e programas mais recentes. As mais populares são o Bordeaux, Cross Over e o Cedega. O ideal é poder contar com o aplicativo mais compatível com o programa pretendido e o hardware em que ele será instalado.Recorrer a programas gratuitos ou comerciais para instalar programas nativos do Windows torna a experiência do usuário de Linux muito mais proveitosa. Outra estratégia para ter à mão programas do Windows no Linux seria virtualizar o Windows. Embora funcional, quem aposta na criação de máquinas virtuais precisa levar em consideração que parte da memória e processamento são destinados ao sistema operacional que está sendo virtualizado. Para quem não dispõe de muitos gigabytes de RAM,talvez não seja a melhor escolha.

Por fim, vale salientar que, apesar de os sistemas Linux e o Wine poderem ser usados gratuitamente, o usuário deve verificar as licenças dos softwares que pretende instalar através dessa solução. Ou seja, embora tecnicamente viável a instalação do pacote Office da Microsoft ou Games comerciais no Ubuntu, por exemplo, o usuário deverá ter as respectivas licenças. Caso contrário, trata-se de pirataria.






Um comentário:

  1. como uma taça de vinho! o linux Ubuntu ainda e na minha parte un sistema base para aqueles que sao amantes de conteudo. mas pra min o sevem e o melhor sistema operaçional do mundo. cara curti teu blog valew.

    ResponderExcluir